Caro(a) munícipe,
Seja muito bem-vindo(a) ao sítio eletrónico dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Município de Mafra (SMAS de Mafra).
2019 é um marco para Mafra. Concluído o processo de resgate da concessão dos serviços de água e saneamento, na defesa do superior interesse público, a sua gestão e exploração é assumida pelo Município, através dos recém-criados SMAS de Mafra. Este foi o resultado de uma decisão difícil de tomar, mas que, depois de tomada, foi levada até ao fim.
Nesta ocasião, gostaria de partilhar consigo as linhas de orientação que o Conselho de Administração, a que tenho a honra de presidir, preconiza seguir nos próximos anos.
Em primeiro lugar, queremos consolidar o processo de transição. Atendendo a que as pessoas são o bem mais precioso de qualquer organização, queremos garantir que todos os colaboradores dos novos SMAS de Mafra estão motivados e sintonizados com a nova gestão. Tudo faremos para que tal aconteça!
Em segundo lugar, queremos manter e, se possível, melhorar a qualidade do serviço. Reconhecendo que, durante o período da concessão, as Águas de Mafra sempre foram consideradas de elevada qualidade, a ambição é garantir a prestação de um serviço público de excelência, aos níveis técnico, económico, social e ambiental.
Em terceiro lugar, queremos adequar o tarifário à qualidade de vida existente no Concelho de Mafra. Desde que iniciámos o processo de resgate (2016), já reduzimos as tarifas em mais de 8%. Mas, não estamos conformados. No próximo ano de 2020, queremos novamente não aumentar as tarifas, absorvendo os já anunciados aumentos do custo da água em alta, assim como os acréscimos decorrentes do índice de preços ao consumidor e dos outros fatores de produção. Com este contributo adicional em 2020, concretiza-se uma diminuição total das tarifas acima dos dois dígitos (10%). Para além desta redução, também queremos ajustar os tarifários, em duas áreas que consideramos prioritárias: pequeno comércio e condomínios habitacionais.
Em quarto lugar, queremos investir na renovação das redes de água e na ampliação das redes de saneamento, bem como na melhoria das redes pluviais em todo o Concelho de Mafra, atendendo a que a qualidade do serviço depende, em muito, da fiabilidade das mesmas. Não obstante a difícil orografia do nosso território, apresentando variações de cota altimétrica muito acentuadas, assumimos como prioridade a expansão da rede de saneamento, com o objetivo de aumentar a cobertura em todo o Concelho.
Em quinto lugar, queremos introduzir novas tecnologias na gestão das redes e do serviço. É o exemplo da instalação de contadores inteligentes, que permitam telecontagem e que dispensem a utilização de estimativas de consumo. Mas, a inovação não ficará por aqui, uma vez que também a consulta on-line dos consumos individuais constituirá uma realidade a médio prazo. A ambição é que, através das novas ferramentas tecnológicas, se simplifique a relação entre os SMAS de Mafra e os utentes.
Este sítio eletrónico é, ele mesmo, mais um passo nesta modernização administrativa. Aqui encontra um serviço de informação e interação simples e intuitivo, disponível 24 horas por dia. Formulários e requisição de serviços on-line são a primeira face visível do “Espaço Cliente”. Também as leituras poderão passar a ser efetuadas a partir do preenchimento de um breve formulário disponível no balcão digital. Poderá encontrar, ainda, extensa informação sobre a qualidade da água, que constitui, para nós, o mais importante requisito.
O Concelho de Mafra, pela sua atratividade aliada à qualidade de vida propiciada a quem aqui reside, trabalha ou visita, só pode ter uns SMAS que correspondam diariamente aos desafios que se colocam.
“100% nossa” é muito mais do que uma afirmação; é a assunção de um compromisso com a comunidade: gerir com proximidade para servir com qualidade! Por nós para todos nós!
Esperamos corresponder às suas expectativas!
O Presidente do Conselho de Administração,
Hélder Sousa Silva