Fontanários
Os fontanários, bebedouros e tanques que existem no Concelho de Mafra surgiram, no passado, para responder à necessidade básica de acesso à água das populações.
De indiscutível valor histórico, cultural e social, os fontanários foram gradualmente deixando de ser utilizados como principal fonte de abastecimento de água, a par da expansão da rede pública.
Atualmente, algumas pessoas ainda consomem água dos fontanários, pelo que é importante alertar para os riscos associados a estes consumos: no Concelho de Mafra, existem fontanários que não se encontram ligados à rede pública e, como tal, a qualidade da sua água não é controlada.
Assim, os SMAS de Mafra não recomendam o consumo humano de água de fontanários que se encontrem identificados com placas com as designações “água não controlada”:
Água estagnada
A água captada é tratada para que seja segura para o consumo humano. No entanto, a água potável não é estéril: existem microrganismos em qualquer rede em que esta circule.
Estes microrganismos formam biofilmes que, em condições normais de utilização predial, não constituem qualquer perigo para os consumidores.
Todavia, se a água estiver estagnada e a uma temperatura entre os 25ºC e os 50ºC, poderão proliferar agentes patogénicos, potencialmente prejudiciais para a saúde.
Este perigo surge devido à evaporação normal do desinfetante residual na água tratada e ao contacto da mesma com os materiais da rede predial, sobretudo em instalações/habitações desocupadas ou utilizadas esporadicamente, criando as condições propícias à proliferação de germes.
Para salvaguardar a qualidade da água e saúde dos consumidores, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), emitiu uma Orientação, que define as medidas preventivas que os consumidores deverão adotar quanto à manutenção de qualquer sistema predial. Pode aceder ao documento aqui.
Esta orientação mantém-se atual e é aplicável como boa prática na manutenção das redes prediais de abastecimento de água: assim, em qualquer situação em que um edifício se encontre sem consumo regular de água, é recomendável que, antes de ser retomada a sua utilização, sejam implementadas as medidas de prevenção referidas na orientação.