No Concelho de Mafra existe um sistema de abastecimento de água de qualidade, o qual dispõe de rigorosos sistemas de vigilância e controlo analítico. A água que chega à torneira do consumidor é de boa qualidade e pode ser consumida com toda a segurança.
A água para consumo humano deve ser tratada e satisfazer um conjunto de parâmetros de qualidade fixados na legislação portuguesa e europeia as quais seguem geralmente as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De forma a garantir que durante todo o circuito de distribuição a água se mantém potável e sem contaminação bacteriológica, esta é desinfetada e sujeita a diversos tratamentos.
A qualidade da água distribuída pelos SMAS de Mafra, além de estar sujeita a diversos controlos internos, é verificada regularmente através de diversas análises de controlo analítico realizadas por um laboratório externo acreditado e reconhecido pela autoridade competente e reguladora (ERSAR).
O conhecimento da qualidade da água distribuída e as características dos sistemas de distribuição são elementos básicos para detetar eventuais anomalias, adotar medidas de prevenção apropriadas e comunicar com os clientes quando necessário.
Os resultados dos controlos estão disponíveis aqui.