Os SMAS de Mafra são geridos por um Conselho de Administração, constituído por um Presidente e dois Vogais, nos termos do n.º 1 do artigo 12.º da Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto. Os seus membros são nomeados pela Câmara Municipal, podendo ser exonerados a todo o tempo, dos quais:
Por Deliberação da Câmara Municipal de Mafra, de 05 de dezembro de 2025, retificada pela Deliberação de 19 de dezembro de 2025, foram nomeados como membros do Conselho de Administração:
- Presidente – Hugo Manuel Moreira Luís (Presidente da Câmara Municipal);
- Vogal – João Ramiro Graça da Silva Pereira de Sousa (Vice-Presidente da Câmara Municipal);
- Vogal – Ana Maria Ferreira Monteiro de Macedo de Azeredo (Administradora Executiva).
O mandato dos membros do conselho de administração é de três anos e a remuneração é estabelecida por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas autarquias locais e pelas finanças.
O Conselho de Administração é o órgão colegial de gestão e direção, ao qual compete, nomeadamente, promover e executar as atividades dos SMAS de Mafra com vista à prossecução das suas atribuições.
A organização interna dos SMAS de Mafra obedece ao modelo de estrutura hierarquizada, sendo constituída por uma unidade orgânica nuclear e por unidades orgânicas flexíveis, nos termos da legislação em vigor. A estrutura nuclear dos SMAS de Mafra é composta pelo cargo de Diretor Delegado, equiparado a diretor de departamento municipal. A estrutura flexível é composta por seis unidades orgânicas flexíveis que correspondem a Divisões Municipais.

